top of page
Foto do escritorRamon Bonetti

Vamos falar sobre ROSÁCEA!

Atualizado: 9 de ago. de 2018




Uma vermelhidão permanente ou intermitente na face pode indicar um problema! Muitas pessoas consideram isso uma simples irritação, mas esse eritema pode ser sinal de rosácea.


O que é?

Rosácea é uma doença crônica da pele, de origem multifatorial, mas claramente relacionada com alterações vasculares na maior parte dos casos. Apresenta-se em quatro subtipos primários: vascular, inflamatória, fimatosa e ocular.

A forma vascular ou eritêmato-telangiectáctasica ocorre inicialmente como eritema na face, recorrente, que vai ficando mais frequente e depois de algum tempo também aparecem as telangiectasias ( vasinhos). A forma inflamatória ou papulopustulosa é muito semelhante à acne, com a diferença fundamental de que não há comedões (cravos). Na fimatosa ocorre um espessamento da pele, geralmente do nariz (rinofima) e a forma ocular traz uma série de sintomas como ressecamento, lacrimejamento, visão borrada e até lesão das córneas.

Embora as mulheres sejam mais suscetíveis, os homens desenvolvem as formas mais graves da enfermidade. Se não for tratada, a rosácea tende a piorar com o tempo. Seus sinais e sintomas podem aparecer e sumir, até que surjam de forma permanente.


O que causa?

Diversos fatores estão envolvidos no aparecimento da rosácea, mas os mais importantes são: predisposição genética, alterações emocionais e hormonais, mudanças bruscas de temperatura, exposição solar, uso de bebidas alcoólicas, medicamentos vasodilatadores ou fotossensibilizantes, ingestão de alimentos muito quentes.

Quais são os sintomas? Os sintomas de que a rosácea está manifestando-se na pele podem incluir diversos níveis. O sinal mais típico é a vermelhidão intermitente ou persistente no rosto. Também é comum que vasos sanguíneos no nariz e nas bochechas dilatem-se e tornem-se visíveis (telangiectasias).

Em outros casos, nódulos avermelhados podem ocorrer em um formato bastante semelhante à acne, inclusive com pus.


Como é o tratamento?

Rosácea é uma desordem crônica da pele para a qual ainda não se conhece a cura definitiva. O tratamento é indicado de acordo com o subtipo apresentado com o objetivo de reverter o quadro e minimizar os sintomas.

O tratamento pode ser tópico (local), ou sistêmico (com antibióticos por via oral), ou cirúrgico utilizando laser, a eletrocirurgia e a dermoabrasão. O fundamental, porém, é evitar os fatores agravantes que favorecem a manifestação da rosácea.

· Temperaturas extremas, como frio ou calor (por exemplo, sauna);

· Radiação ultravioleta, como exposição ao sol;

· Estresse emocional;

· Bebidas alcoólicas;

· Alimentos temperados (condimentados);

· Bebidas quentes.

Além disso, o uso do filtro solar diariamente é imprescindível. A pele com Rosácea é extremamente sensível e reativa, todo cuidado é pouco!

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page