top of page
Foto do escritorRamon Bonetti

Vamos falar sobre toxina botulínica



O envelhecimento da pele afeta a aparência e função da mesma, e ocorrem determinadas alterações, como flacidez, sulcos, perda de volume, aparecimento de manchas e rugas. Estas últimas podem ser tratadas com o uso da toxina botulínica.

As rugas, também chamadas rítides, resultam de mudanças estruturais que ocorrem em áreas específicas das camadas mais profundas da pele (derme e tecido celular subcutâneo), como consequência dos processos de envelhecimento programados geneticamente (intrínseco) e das agressões externas (envelhecimento extrínseco).

As rugas podem ser classificadas quanto aos seus aspectos patogênicos e histológicos (como são geradas e como se apresentam ao microscópio) em quatro tipos:

Atróficas: são finas e paralelas e tendem a desaparecer quando esticadas; causam o aspecto de pele “cansada”.

Elastóticas: linhas permanentes que ocorrem nas áreas expostas ao sol, como nas regiões malares, perioral e nuca. Não desaparecem com o estiramento da pele, pois esta encontra-se espessada.

Rugas de Expressão: são linhas que se tornam progressivamente permanentes. Ocorrem pela contração repetida dos músculos da mímica, os músculos faciais. Os principais exemplos são os “pés de galinha”e as linhas glabelares (entre as sobrancelhas).

Gravitacionais: resultam do efeito da gravidade sobre a pele progressivamente mais flácida, e ocorre mais em pessoas magras por terem menos volume sustentando a pele ao longo dos anos.

O uso mais comum da toxina botulínica é para o tratamento das rugas hiperdinâmicas do terço superior da face: as rugas horizontais da fronte, nas laterais das órbitas (os “pés de galinha”), na região da glabela e as “bunny lines” (rugas horizontais na parte superior do nariz).

A toxina foi descoberta na Bélgica em 1895 por Pierre van Ermengen, ao estudar a bactéria causadora do botulismo. Essa doença causa paralisia muscular, através do bloqueio da liberação da acetilcolina, que é uma substância necessária para a ativação do músculo. Posteriormente, foi isolada a toxina botulínica tipo A, que é a que utilizamos hoje de forma segura.

Quando injetada no músculo, ele fica temporariamente paralisado. E isso faz com que relaxe, levando a uma diminuição ou até mesmo completa eliminação das rugas causadas pela contração do mesmo músculo.

Aos poucos, esse efeito vai sendo neutralizado, e em torno de seis a nove meses, o efeito é revertido.

A aplicação é simples, feita no consultório, e leva em torno de 30 minutos. Causa pouca dor. Não é necessário nenhum cuidado especial prévio, e posteriormente recomenda-se não deitar por quatro horas e não praticar atividades físicas por 24 horas.

Mas lembre-se: você precisa querer fazer o procedimento. Não importa a opinião de algum familiar ou amigos. Se você se sente feliz ao se olhar no espelho, você não precisa mudar. É você quem manda!

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page